segunda-feira, 7 de julho de 2014

Você conhece o Vale do Jaboque? Já comeu canjica com sal?


Eu adoro canjica. Mas canjica leva muito açúcar. E ontem, no supermercado encontrei um velho amigo que disse ter sido criado com canjica, todas as manhãs, mas canjica salgada, feita com carne e temperos. Nunca imaginei que pudesse dar certo. E agora, me parece tão óbvio. Se dá certo com canjiquinha, por que não? 

A vida é exatamente como essa história. Vc faz tudo de um só jeito. E não é que o seu jeito seja ruim, mas existem outros jeitos, e outras pessoas que fazem diferente do seu jeito.

O mundo saiu da idade da pedra com a diversidade comunicada, e a experiência compartilhada. Um dia, o Zé da caverna número hum, contou, para o Zé da caverna número dois, que do graveto saia fogo, bastava esfregar um no outro. E o Zé da caverna número dois ficou espantado, porque ele usava o graveto mais fininho só para desembaraçar o cabelo. 
E foi assim que os dois aprenderam novos usos para o graveto. 

Em linguagem metafísica não é assim que funciona. As pessoas tentam compartilhar o que sabem a respeito do sobrenatural de Deus, mas o homem só pode assimilar e aproveitar o que Deus lhe permitiu experimentar.
Sem a experiência não há aprendizado.
Quando alguém relata o que considera um milagre, o outro não pode aprender como fazer acontecer aquele milagre, porque o milagre depende da experiência sensorial. E se as pessoas que não tiveram a experiência, duvidam em seu coração, criam uma barreira psicológica e impedem que o sobrenatural de Deus as encontre no lugar da sua necessidade. 

A fé vem pelo ouvir, mas a instalação da fé, como um marco definitivo, depende do lugar da necessidade.
O lugar da necessidade chama-se Vale do Jaboque. Se você nunca ouviu falar no Vale do Jaboque, é porque nunca passou pelo lugar da necessidade. Quando você passa pelo lugar da necessidade, você aprende a lutar como homem, com anjos. Quando você não passa pelo lugar da necessidade, você não aprende a lutar como homem, com homens.
 
O lugar da necessidade é esse lugar maravilhoso que desloca a parte mais forte do seu corpo, e faz de você um fraco. E só os fracos sabem o que significa: " quando sou fraco, aí é que sou forte."

Se você já passou pelo lugar da necessidade, ou está passando por ele, conseguirá aprender que canjica pode ser comida com sal, e que Deus faz milagres. 

Mas se você não passou pelo lugar da necessidade, aprenda como fazer canjica com sal, porque o milagre ninguém poderá lhe ensinar.

Ana Maria Ribas Bernardelli