segunda-feira, 11 de agosto de 2014

A sua motivação no trabalho está relacionada com os seus valores


“O que você é fala tão alto, que não consigo ouvir o que você está dizendo.” 
(Ralph Waldo Emerson)

Valores são princípios fundamentais que regem a nossa vida. Traduzem o que é importante para nós e têm como fundamento as nossas crenças. Valores e crenças são assimilados por intermédio de nossas experiências e convívio com a família e amigos.

Este conto nos mostra bem o que são os valores e como os incorporamos.

Era uma tarde ensolarada de sábado em Oklahoma City. Meu amigo e pai orgulhoso, Bobby Lewis, estava levando seus dois garotos para jogar minigolfe. Ele foi até o sujeito na bilheteria e disse:

- Quanto é a entrada?

O jovem respondeu:

- Três dólares para o senhor e três dólares para cada garoto acima de seis anos. A entrada é livre para as crianças de seis anos ou menos. Quantos anos eles têm?

Bobby respondeu:

- O advogado tem três e o médico tem sete; então, acho que eu lhe devo seis dólares.

O homem da bilheteria disse:

- Ei, o senhor acabou de ganhar na loteria ou coisa parecida? O senhor poderia ter economizado três dólares. Poderia ter dito que o mais velho tinha seis anos; eu não saberia a diferença.

Bobby respondeu:

- É, pode ser; mas os garotos saberiam. 

(Patrícia Fripp)

Somos movidos por uma causa, e os valores, independentemente de quais sejam, e metas pessoais e profissionais deverão alinhar-se a ela. Cada vez mais as pessoas buscam significado no que fazem.

Mulher Executiva, como descobrir um valor que está por trás de uma meta?

Faça a pergunta:

- O que é importante para mim? 

Ao ter a resposta, faça outra pergunta:

- O que isso me proporcionará? 

Nesse momento, encontrará um valor. Mas não pare aí!

Continue...

Quando você tiver (o valor), o que isso lhe proporcionará?

E pergunte sucessivamente, quantas vezes forem necessárias até chegar a um precioso valor, geralmente abstrato, como, por exemplo: honestidade, segurança, coerência, coragem, amizade, respeito, lealdade, integridade.

É ele o instrumento de motivação mais poderoso que você tem! E é com base nele que terá congruência em relação a um objetivo. Pessoas que têm como valores dinamismo e desafios constantes não terão motivação em fazer todos os dias a mesma coisa, e aquelas que têm a criatividade como valor maior precisarão ter espaço para criar e inovar.

Você saberá o que quer, saberá para onde quer ir, sairá do estado presente para um estado desejado quando tiver muito claro “o que é importante para você”!


Educacao Inovacao Motivacao

Valores são mostrados no comportamento, governam o estilo de vida, definem escolhas e reações, e, quando os conhecemos, reconhecemos ou validamos, poderemos encontrar a melhor forma de satisfazer e alinhar nossas necessidades mais profundas – pessoais e profissionais. 

Desejo muitos êxitos a você! 

Abraços e até a próxima! 


Suely Novoa

Coach 
Especialista em Eneagrama e PNL.
Pedagoga com pós graduação em Recursos Humanos atuou como diretora pedagógica e administrativa no Colégio Pentágono –S.P. e como mantenedora do Colégio Borba Gato- S.P
Como Coach de Carreira e Talentos auxilia executivos a terem mais realização e satisfação no trabalho.
Ministra cursos e dá palestras com foco nas suas especialidades

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Você conhece o Vale do Jaboque? Já comeu canjica com sal?


Eu adoro canjica. Mas canjica leva muito açúcar. E ontem, no supermercado encontrei um velho amigo que disse ter sido criado com canjica, todas as manhãs, mas canjica salgada, feita com carne e temperos. Nunca imaginei que pudesse dar certo. E agora, me parece tão óbvio. Se dá certo com canjiquinha, por que não? 

A vida é exatamente como essa história. Vc faz tudo de um só jeito. E não é que o seu jeito seja ruim, mas existem outros jeitos, e outras pessoas que fazem diferente do seu jeito.

O mundo saiu da idade da pedra com a diversidade comunicada, e a experiência compartilhada. Um dia, o Zé da caverna número hum, contou, para o Zé da caverna número dois, que do graveto saia fogo, bastava esfregar um no outro. E o Zé da caverna número dois ficou espantado, porque ele usava o graveto mais fininho só para desembaraçar o cabelo. 
E foi assim que os dois aprenderam novos usos para o graveto. 

Em linguagem metafísica não é assim que funciona. As pessoas tentam compartilhar o que sabem a respeito do sobrenatural de Deus, mas o homem só pode assimilar e aproveitar o que Deus lhe permitiu experimentar.
Sem a experiência não há aprendizado.
Quando alguém relata o que considera um milagre, o outro não pode aprender como fazer acontecer aquele milagre, porque o milagre depende da experiência sensorial. E se as pessoas que não tiveram a experiência, duvidam em seu coração, criam uma barreira psicológica e impedem que o sobrenatural de Deus as encontre no lugar da sua necessidade. 

A fé vem pelo ouvir, mas a instalação da fé, como um marco definitivo, depende do lugar da necessidade.
O lugar da necessidade chama-se Vale do Jaboque. Se você nunca ouviu falar no Vale do Jaboque, é porque nunca passou pelo lugar da necessidade. Quando você passa pelo lugar da necessidade, você aprende a lutar como homem, com anjos. Quando você não passa pelo lugar da necessidade, você não aprende a lutar como homem, com homens.
 
O lugar da necessidade é esse lugar maravilhoso que desloca a parte mais forte do seu corpo, e faz de você um fraco. E só os fracos sabem o que significa: " quando sou fraco, aí é que sou forte."

Se você já passou pelo lugar da necessidade, ou está passando por ele, conseguirá aprender que canjica pode ser comida com sal, e que Deus faz milagres. 

Mas se você não passou pelo lugar da necessidade, aprenda como fazer canjica com sal, porque o milagre ninguém poderá lhe ensinar.

Ana Maria Ribas Bernardelli